Posições do Tiro: Armas Curtas

Um disparo bem feito é uma junção de vários fatores. Uma arma top de linha, empunhadura perfeita, saque rápido, visada incrível e estratégias das mais diversas são sim fatores que influenciam na hora de atingir o alvo desejado. Entretanto, se tudo isto estiver sobre uma base inadequada para a situação, terá pouca eficiência e dependendo da situação, poderá ser fatal. Sendo assim, entenda um pouco sobre as posições do tiro:

Posição Isósceles

(PoliceOne Image)

A posição de tiro conhecida como Isósceles tem este nome justamente porque consiste em formar um triângulo isósceles entre os braços do atirador. Para isso, é necessário que os pés estejam paralelos, ligeiramente flexionados e apontando direto para o alvo, mais ou menos na largura dos ombros.

A grande vantagem desta posição é a facilidade de concluir disparos em um ângulo de 180º, sendo necessário somente o ajuste da visada para cada alvo. Para aqueles que usam colete balístico é uma posição estratégica, afinal, você “oferece” ao adversário a área mais protegida do acessório.

A desvantagem é que, ao mesmo tempo, a posição isósceles também deixa a silhueta do atirador enorme, facilitando a vida de quem deseja acertá-lo.

Posição Weaver

A construção desta posição inventada por Jack Weaver, consiste em deixar as pernas com um leve afastamento e posicionar a perna esquerda levemente a frente da direita, inclinado ligeiramente o tronco e flexionando a mão que dá suporte em direção ao alvo.

Nessa posição, os cotovelos devem permanecer um pouco flexionados e a mão de suporte pressiona a arma contra a mão que efetuará os disparos, mantendo a arma presa.

A vantagem da posição é reduzir a silhueta do atirador, entretanto, para aqueles que utilizam colete balístico, a desvantagem é “oferecer” ao inimigo exatamente a lateral, parte menos protegida do acessório.

Posição Weaver Modificado

No Weaver Modificado, as pernas permanecem como na posição original, porém o braço da mão principal do atirador fica totalmente estendido, proporcionando maior estabilidade à arma, quanto aos recuos. 

Tática ou Combate

É uma posição que dá maior sustentação e assimilação ao recuo da arma, é possível sentir maior “fixação” no solo e aumenta a possibilidade de reação, afinal, é um posicionamento muito parecido com a base de luta justamente por isso é mais versátil e flexível. O fato dos pés estarem em planos diferentes dá ao operador mais segurança e agilidade. 

Considerada um “meio termo” entre a posição isósceles e weaver. Consiste em deixar o pés com um pequeno afastamento, levemente flexionados, deixando o tronco totalmente voltado para o alvo.

 Considerações Finais – Posições do Tiro

É importante ressaltar que, não existe uma posição melhor que a outra. Um atirador bem preparado precisa conhecer as características, vantagens e desvantagens de cada posição, treiná-las e então escolher a que melhor se enquadra na situação em específico.

Você pode gostar...