Conceito das Armas e a Sua Evolução ao Longo dos Anos

As armas surgiram há muitos séculos atrás, estima-se que as primeiras armas de fogo, ainda muito improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século 9. A mistura de salitre, enxofre e carvão vegetal que explode em contato com o fogo, era usada para atirar pedras.

Ao longo dos séculos as armas foram se aperfeiçoando, mas somente no século 15 surgiram as primeiras armas de fogo portáteis. Foi uma verdadeira revolução, os soldados ganham outra importância e as táticas de guerra mudam completamente.

No século 16, a primeira arma individual amplamente usada em batalhas é o mosquete, porém, a invenção é lenta e tem péssima pontaria. No século seguinte, com o fuzil de pederneira, a pontaria melhorou, mas muitos disparos falham e o soldado ainda precisa abastecer manualmente a arma com a pólvora e o projétil.

Já imaginou passar por isso hoje?

Por fim, no século 19, a criação dos cartuchos e dos mecanismos de carregamento pela culatra tornou as armas mais confiáveis e impulsionou de vez a tecnologia bélica.

Toda a jornada ao longo desses milhares de anos, até os dias de hoje, trouxeram muitas mudanças significativas. Surgiram novos modelos e novos sistemas de operações, portanto hoje é possível ter acesso a artefatos bem mais complexos, precisos e confiáveis.

Armas de fogo: qual o conceito e como classificá-las?

Conceito:
Há uma enorme variação de modelos, dimensões e sistemas operacionais de maior ou menor “poder lesivo”, com isso a tarefa de classificação se torna mais complicada.

Embora possa parecer maçante a definição de uma arma de fogo, é fundamental para que entendamos tecnicamente do que se trata. Por este motivo, queremos ajudar você a compreender de forma geral o conceito das armas de fogo.

Art. 3º.
XIII – arma de fogo: arma que arremessa projéteis empregando a força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente confinado em uma câmara que, normalmente, está solidária a um cano que tem a função de propiciar continuidade à combustão do propelente, além de direção e estabilidade ao projétil;

De forma simples, imagine que, as armas aumentam a capacidade de ataque e defesa de um ser humano. Se seguirmos por este conceito, uma faca de cozinha poderá se transformar em uma arma quando utilizada para atacar ou se defender de alguém. Entretanto, a faca de cozinha não é uma arma, pois não foi criada para este objetivo.

Já por outro lado, a baioneta (imagem abaixo) é uma arma, afinal foi criada e projetada para aumentar o poder de ataque e/ou defesa. E é aqui que se encontra a primeira divisão das armas, que se diz respeito a sua origem ou criação, ou seja, uma arma será considerada própria, quando sua criação ocorreu para aumentar o poder de defesa ou ataque do homem. Será considerada arma imprópria quando sua criação não tenha como objetivo de ferir ou aumentar o poder de ataque e defesa.

Sendo assim, uma faca de cozinha utilizada para fins culinários, para o qual ela foi criado, será somente uma faca. Porém, se usá-la para ferir alguém, ela será considerada como uma arma imprópria.

Para facilitar o seu entendimento, colocamos abaixo um organograma:

Classificação:

Além da caracterização e diferenciação entre própria e imprópria, as armas são classificadas em manuais ou arremesso.

Armas Manuais:

As armas manuais são utilizadas na mão, como sendo um prolongamento do braço, por exemplo, uma espada.

Armas de Arremesso:

Feitas para causar efeitos a distância. As armas de arremesso simples são arremessadas diretamente da mão, como um shuriken (imagem abaixo) por exemplo.

As armas de arremesso complexas são verdadeiros engenhos mecânicos, próprias para lançar projéteis no espaço (imagem abaixo).

Foto 1: shuriken – Arremesso simples
Foto 2: Lança Foguete – Arremesso complexo

Armas de Ar comprimido ou Gás:

Armas que arremessam projéteis de metais ou polímeros, podem ser por ação de mola ou à gás. As armas de pressão por ação de mola podem ser armadas manualmente ou eletricamente e as que operam à gás, geralmente, utilizam reservatórios na própria armas ou em refil.

Arma de ar comprimido – ação por mola acionado manualmente
Arma de ar comprimido – ação por mola acionado eletronicamente

Armas de Fogo:

Arma de fogo é um artefato mecânico que arremessa projéteis, recorrendo da força expansiva de gases gerados pela queima de um propelente confinado em uma cápsula ou câmara que, normalmente, está alinhada a um cano para proporcionar direção.

Câmara não associada ao cano.
Câmara associada ao cano.

Você pode gostar...