Calibre Real vs Calibre Nominal

calibre

O calibre em geral é definido como o diâmetro de um objeto cilíndrico, no caso das armas, é o diâmetro do cano da arma. Existem diversos calibres com nomes diferentes e por isso é tão importante falarmos sobre o Calibre real e nominal e entender o que ambos significam.

Calibre Real

O calibre real é uma medida mensurável, pois é simplesmente o diâmetro do cano da arma. Não costuma dar nome a armas e munições e normalmente é calculado em milímetros ou em frações de polegada. É uma medida exata dentro dos limites de tolerância.

Calibre Nominal

O calibre nominal serve para designar munições e armas, normalmente não correspondem ao calibre real delas. É como se fosse um nome utilizado para denominar uma arma de fogo. Normalmente o calibre nominal se refere não apenas ao diâmetro do projetil, mas também a uma série de outras informações como o comprimento do estojo, sua forma de travamento na câmara e o sistema de percussão. Para um mesmo calibre real podem haver diversos calibres nominais.

Para representar o calibre nominal foi colocado um ponto na frente do número para representar a fração de polegada. Além do ponto na frente do número, é escrito o tipo de arma que se destina o cartucho. Exemplos: .357 Magnum.

Calibre das armas de alma lisa

As armas de alma lisa também possuem calibres reais e nominais, e ainda possuem o choke (estrangulamento da boca do cano).

O calibre real de uma arma com cano de alma lisa é a medida do diâmetro interno do cano, tomada em sua região mediana. A medida não deve ser tomada na boca do cano, pois dependendo do tipo de choque, é possível que se obtenha medidas diferentes para um mesmo calibre real.

O calibre nominal neste caso indica a quantidade de esferas de chumbo com diâmetro igual ao do calibre real, necessárias para formar o peso de uma libra. Ou seja, o calibre 12 significa que são necessárias 12 esferas de chumbo com diâmetro de 18,5mm para formar uma libra.

Choke

O choke é um estreitamento da alma do cano, junto de sua boca, que tem por finalidade produzir um melhor agrupamento de chumbo, com o objetivo de obter maior alcance e precisão no tiro. Dessa forma, ele normalmente é resultante de uma rampa com formato de cone, dimensão variante e cujo menor diâmetro coincide com a do choque.

Os chokes podem ser pleno ou cheio, modificado melhorado, modificado, cilíndrico melhorado e cilíndrico. Desse modo, eles controlam o grupamento dos balins de chumbo e normalmente são determinados pela porcentagem de balins que atingem um alvo.

Grupamento

Os grupamentos dos balins de chumbo são controlados pelos chokes dos canos e normalmente são determinados pela porcentagem de balins que atingem um alvo de 75 cm de diâmetro a uma distância de 35 metros. Para os calibres 28, 32 e 36 a distância é de 27 metros. Entretanto, a porcentagem do grupamento pode variar de forma mínima com uma mesma arma, dependendo em geral do tamanho do cartucho, da carga de pólvora e do tamanho e quantidade de balins de chumbo utilizados no carregamento do cartucho.

Num cano cilíndrico, a dispersão do chumbo se inicia em sua saída. No choke pleno, a carga de chumbo sai comprimida e a dispersão será menor. O grau do choke determina o alcance máximo da arma, pois lançam a carga a uma distância um pouco maior que as outras formas de estrangulamento do cano para o mesmo calibre. A distribuição uniforme dos chumbos dentro da área de impacto (alvo) é ainda mais importante do que a percentagem de chumbos que atingem o alvo.

E aí pessoal, gostaram? Esperamos ter ajudado vocês a entenderem melhor sobre a diferença entre Calibre Real e Nominal. Se tiverem dúvidas estaremos à disposição (:

Você pode gostar...