Tudo sobre dispositivos de segurança para Armas de Fogo
O que são dispositivos de segurança para armas de fogo, e por que precisamos deles?
Quando usadas sem responsabilidade, as armas de fogo pode causar danos tremendos. Naturalmente, nós sempre queremos usá-las com segurança e responsabilidade. Logo, devem haver mecanismos que previnam descargas acidentais. Por exemplo, se uma arma de fogo acidentalmente cair ou o gatilho prender em algo, pode ocorrer o disparo não intencionalmente. A primeira maneira de evitar isso é fornecer uma obstrução ou uma ação que deve ser executada antes que a arma de fogo possa ser disparada.
Com pistolas modernas, espingardas e rifles semiautomáticos e automáticos, alguns usuários enchem o carregador com cartuchos e transportam a arma de fogo sem cartucho na câmara. Para descarregar a arma de fogo, o usuário precisa primeiro segurar a arma com uma mão e utilizar a outra mão para trabalhar a ação. Isso carregará o primeiro cartucho na câmara e engatilhará a arma.
O usuário pode pressionar o gatilho para descarregar a arma ou acionar a trava de segurança. Outros usuários preferem carregar a arma com o cartucho já na câmara. A arma de fogo já está engatilhada. Isso é chamado de condição 1 por Jeff Cooper, “Munição na câmara, carregador completo no lugar, cão engatilhado, segurança ativada”.
Interno vs Externo
As proteções para armas de fogo geralmente são divididas em dois tipos principais, a segurança externa ou manual, e a segurança interna ou automática. A segurança manual tipicamente consiste em um mecanismo que requer que o usuário “ligue e desligue”. Eles podem ter o formato de uma alavanca ou botão que precisa ser pressionado, ou uma alça que precisa ser apertada para desativar o mecanismo de segurança.
A segurança interna ou automática, por outro lado, é ativada ou desativada como parte de outra ação, como uma segurança de bloqueio do cão que impede que o cão atinja o percussor. Apenas quando o gatilho for deliberadamente pressionado o bloqueio do cão será movido para fora do caminho do cão. O ato de pressionar o gatilho desativa a segurança interna. Com esse tipo de segurança, o cão não pode atingir o percussor caso a arma caia acidentalmente.
Sempre haverá algum desacordo sobre carregar a arma de fogo com a câmara vazia. Alguns argumentam que demora muito para carregar um cartucho quando se está em uma curva de reação em uma situação de defesa. Um dos argumentos existentes para carregar uma arma de fogo carregada é que você pode ter apenas uma mão disponível – especialmente na distância de contato. Por causa disso, vamos examinar a segurança manual, ou externa, com mais detalhes primeiro.
Travas de Segurança Manuais
Quando está na posição “segura”, uma segurança manual impede que o gatilho se mova, impede que o mecanismo de disparo se mova ou desconecta o gatilho do mecanismo de disparo ou uma combinação deles. Existem vários tipos desses dispositivos, e veremos alguns deles abaixo.
Deslizamento ou Segurança TANG
Primeiro é o interruptor de segurança deslizante. Quando ajustado para trás (segurança ativa), o gatilho não pode ser acionado, quando empurrado para frente (segurança desativada) a arma pode ser disparada. Esse tipo de segurança é mais vista em espingardas, mas também é vista em alguns rifles esportivos – na maioria das vezes em modelos monotiro, mas também em algumas ações de ferrolho.
Travas Cruzadas ou Botão de Segurança
Outro tipo de segurança normalmente apresentado em rifles e espingardas é o “cross-bolt” ou botão de segurança. A trava de segurança é um botão, que pode ser encontrado atrás ou logo na frente do gatilho. Quando a trava está ativada, previne o gatilho de se mexer. Quando está pressionado, você vê uma faixa vermelha indicando que a arma de fogo pode ser disparada. Lembre-se “vermelho significa morto!”.
Alavanca de Segurança/Seletor
A trava de segurança longa do seletor/alavanca é típica do rifle estilo AK. Quando a alavanca é girada até a posição de segurança, ela não apenas trava o gatilho, mas também impede fisicamente que o ferrolho se mova totalmente para trás. Quando girada para o modo de tiro único ou disparo automático, o ferrolho fica livre para percorrer todo o caminho.
Pivô ou Segurança de Polegar
O próximo tipo de trava de segurança é a trava de segurança giratória montada na estrutura ou a segurança do polegar, onde a alavanca de segurança se move em torno de um ponto de pivô. Normalmente, elas são operadas usando o polegar para manipular a alavanca, daí o nome. Elas funcionam impedindo que o cão atinja o percussor. Alguns também desengatam o gatilho do resto da ação.
Pode haver uma alavanca correspondente no outro lado da arma. Os modelos ambidestros podem ser manipulados com qualquer uma das mãos. Esse tipo de segurança pode ser uma das mais ergonômicas para uma arma de combate.
Segurança de Aderência
Esse é um tipo popular de mecânismo que foi visto pela primeira vez nas classicas pistolas desenhadas por John Browning. Como o nome implica, a segurança de aderência é uma alavanca localizada no punho da arma de fogo. A mão do usuário naturalmente pressiona a alavanca de segurança quando a arma é segurada e isso desativa o dispositivo de segurança, permitindo assim que o usuário opere a arma de fogo. Quando o usuário solta a arma, a alavanca de segurança sai automaticamente e a trava é reativada.
Na pistola M1911, a alavanca de segurança do punho está na parte traseira da armação da pistola no punho. O bom da segurança do punho é que ela é ativada ou desativada automaticamente quando o usuário segura ou solta a arma de fogo. Uma arma de fogo com esse tipo de dispositivo de segurança só disparará quando o usuário estiver segurando a arma. Se o usuário deixar cair acidentalmente a arma de fogo, a segurança é acionada automaticamente e evita que a arma dispare.
As pistolas projetadas por John Browning podem ser consideradas entre as mais ergonômicas já projetadas. Ele acertou em tantos níveis. Apenas considere a segurança do polegar, ele é colocado no quadro onde o polegar repousa naturalmente quando a pistola é empunhada.
Segurança de Gatilho Integrada
Esse tipo de trava de segurança ficou popular nas pistolas Glock, apesar de acreditarmos não fornecer o mesmo nível de segurança das que vimos anteriormente.
Com essa segurança, há uma pequena alavanca com mola embutida no gatilho. Esse é o dispositivo de segurança de gatilho integrado. A alavanca é pressionada pelo usuário enquanto ele coloca o dedo no gatilho.
Quando a alavanca é pressionada, ela destrava o gatilho principal e permite que ele se mova. Não se pode mover o gatilho principal sem pressionar a pequena alavanca totalmente, deliberadamente ou acidentalmente e permitir que ele dispare.
Alavanca Decocking
Esse tipo de recurso de segurança está presente em algumas pistolas semiautomáticas de ação dupla. Muitas pessoas gostam de carregar esse tipo de pistola com a câmara carregada e o cão desarmado (condição 2, utilizando as condições de transporte de Jeff Cooper). A pistola é considerada “segura” porque tem uma puxada de gatilho mais demorada e pesada para engatilhar e liberar o cão.
Quando o usuário quer carregar a arma nessa condição ele inicialmente insere um carregador carregado e, em seguida, puxa o slide da pistola para carregar o primeiro cartucho na câmara. No entanto, essa ação também engatilha o cão. Assim, o usuário deve, desarmar o cão sem disparar a pistola.
Com uma alavanca de desarme, o mecanismo impede que o cão bata no mecanismo de disparo, cobrindo ou retraindo o pino de disparo. O cão então pode ser liberado com segurança sem disparar a arma de fogo. Claro, todos os mecanismos podem falhar. Ainda é uma boa ideia apontar a arma para uma direção segura antes de operar a alavanca de desarme.
Segurança de Três Posições
Um dos tipos mais populares de segurança de rifle é a segurança de três posições do Winchester 70. A segurança de três posições é uma pequena alavanca montada na peça de engatilhamento de um rifle que gira para frente e para trás em um eixo vertical. Para a frente (Fogo), meio para trás (Seguro, mas permitindo o movimento do ferrolho) e totalmente para trás (Seguro, com ferrolho e percussor travados). Muitas espingardas customizadas possuem esse tipo de segurança instalada devido a sua facilidade de operação, localizada onde o polegar tem fácil acesso.
Trava de Segurança
Existe um outro tipo de segurança presente em rifles militares, como o M1 Garand e o M14. Ainda é encontrado em alguns modelos esportivos produzidos atualmente, como a série de rifles Ruger Mini. Este tipo de mecanismo de segurança está localizado à frente do gatilho para uma operação conveniente e está “ativado” quando está na posição totalmente para trás, invadindo o guarda-mato. Ele é desengatado quando empurrado para frente e se projetando para fora do guarda-mato. Quando este tipo de segurança está “ativado”, ele bloqueia o cão e o gatilho.
Isso deve lhe dar uma boa compreensão básica de alguns tipos de dispositivos de segurança para armas de fogo e como eles funcionam. Antes de comprar, é importante experimentar vários tipos de segurança em diferentes armas de fogo e ver qual tipo funciona melhor para você.
Fonte/Tradução de: https://blog.cheaperthandirt.com/everything-about-firearm-safeties-you-were-afraid-to-ask/