Lunetas: O que você precisa saber?

Antes de mais nada, luneta é um instrumento óptico que tem a finalidade de aproximar o atirador do alvo, promovendo tiros de precisão e facilitando no enquadramento do alvo. A princípio ela pode ser considerada mecânica devido as regulagens que você tem que fazer nas lentes, retículos e paralaxe, e também é considerada eletrônica devido a alguns modelos mais recentes que possuem componentes eletrônicos de medição de distância e de emissão de luz infravermelho.

Acima de tudo, utilizar uma luneta exige que o atirador tenha um maior controle da arma, e são recomendadas para disparos feitos à uma distância média de 50 metros. Uma informação importante em relação as lunetas é que a iluminação é um fator bastante influente para o seu manuseio, pois é o que dá o suporte necessário.

Uma luneta é composta por:

Lente Ocular:

É a parte da luneta que fica mais perto do seu olho e serve para ampliar a imagem. Ela deve corresponder às características do olho, por isso as boas lunetas contam com um ajuste para conseguir o foco perfeito.

Alívio de olho:

É um item bastante importante pois possibilita que o atirador não necessite colar o olho na ocular para poder ver toda a luneta e retículo para realizar o disparo. Também é muito importante pensando no recuo de uma arma, pois com o alívio de olho o atirador não fica “colado” na lente, evitando acidentes.

Invólucro:

Serve para abrigar o conjunto das oculares ou ocular, para protegê-las e para permitir que elas se mexam em seu interior quando você faz o ajuste.

Retículo:

Os retículos são a referência utilizada para realizar a visada, existem diversos tipos de retículo, sendo cada um deles feitos com uma finalidade. Ele deve ser escolhido de acordo com o objetivo do atirador.

Anel e fator de ampliação:

Este item se encontra nas lunetas que tem zoom. É o chamado anel de zoom, varia de acordo com objetivo do tiro ou a distância do alvo. Serve para comutar o zoom que o atirador tem com a luneta. O zoom permite que você escolha as partes específicas do alvo.

Torre de ajuste:

Serve para promover ajustes no retículo, para posicionar o retículo segundo o desejo do atirador para que ele possibilite que o ponto de impacto do projétil esteja de acordo com o ponto de visada que ele tem na luneta. Normalmente vem com ajustes de MOA ou MIL RAD.

Ajuste de Paralaxe:

Sua função é de ajustar o foco a distâncias específicas, eliminando distorções visuais em relação ao retículo e ao alvo. Além de deixar a imagem nítida, ela põe no mesmo plano focal o retículo que está mais atrás da lente objetiva e o conjunto de lentes pelas quais você vê o alvo.

Tubo:

O tubo da luneta deve ter uma alta capacidade de reflexão de luz e deve ter 1 polegada ou 30mm de diâmetro, pois com esse tamanho permite que o retículo entre nele e tenha condições de se movimentar através do tubo. Quando é muito fino acaba prejudicando o movimento do retículo.

Lente objetiva:

É a lente frontal. Quanto maior for o tamanho da objetiva, mais luz vai entrar na sua luneta. Normalmente o seu diâmetro é medido em milímetros. Deve ter a melhor qualidade e também ser revestida e polida, pois o revestimento protege a lente e também permite que a luneta ao identificar determinadas gamas e cores não realize confusão visual.

As Lunetas são objetos ópticos muito utilizados pelos atiradores e caçadores de todo o mundo, existem diversas marcas, modelos e tamanhos, porém o ideal é que você tenha em mente qual o seu objetivo para escolher qual irá te entregar o que você precisa.

Confira a nossa linha de lunetas: www.prohunters.com.br/lunetas

Estamos à disposição e prontos para ajudar. Entre em contato no link http://bit.ly/WhatsSitePH

Forte abraço!

Você pode gostar...