Armalite: História e Evolução

Você sabe quem criou a plataforma AR e revolucionou a engenharia bélica com suas inovações? Como você pode imaginar… estou falando da Armalite, empresa que se tornou conhecida como a criadora da plataforma Armalite Rifle, dando origem a rifles como o AR-10 e AR-15.

1950

Fundada em 1950 por Charles Dorchester e George Sullivan como empreendimento privado, contudo só reconhecida como empresa em 1954, quando se tornou subsidiária da Fairchild Engine and Airplane Corporation após convencerem o presidente Richard Boutelle a investir em seu negócio.

Seu primeiro projeto foi o rifle AR-1 “Parasniper”, que abriu novos caminhos usando uma coronha de fibra de vidro cheia de espuma e um cano de alumínio anodizado com um revestimento de aço fino. Infelizmente acabou não obtendo tanto sucesso comercial. Tempos depois criaram o AR-5 “survival rifle”, que foi aceito pela força aérea dos Estados Unidos.

Fuzil da América

Em 1956 o exército norte-americano fez um pedido a algumas empresas para que criassem um fuzil que pudesse substituir a linha M1 Garand que estava ficando ultrapassada. Sendo assim, a Armalite começou a projetar um rifle com maior mobilidade e poder de fogo, e assim começaram a elaborar o AR-15, entretanto, não conseguiram terminar e acabaram inscrevendo o AR-10, que mesmo assim não venceu a disputa.

Algum tempo depois o exército americano enfrentava problemas com o armamento que estava sendo usado na Guerra do Vietnã. A Armalite ficou bastante entusiasmada com a oportunidade, e enviou o projeto finalizado do AR-15, um rifle leve, preciso e com poder de fogo razoável. Após isso o AR-15 ganhou toda a fama e foi promovido a “fuzil da América” pela National Rifle Association.

Venda das patentes AR-10 e AR-15

Por não conseguirem fabricar o alto número de rifles exigidos pelo exército, a Armalite em 1959 teve que vender suas patentes da AR-10 e AR-15 para a Colt com validade até o final da década de 70. Após expirar, várias empresas começaram a produzir os famigerados rifles da Armalite para uso de civis e militares, o que fez com que a empresa cessasse atividades.

Após passar por diversos proprietários, a empresa em 1996 foi vendida para um ex-oficial do exército americano, retomando e alavancando os negócios como “Armalite Inc.”. Dessa forma, estabeleceram uma nova série com melhorias na engenharia baseada em suas antigas patentes e alguns novos projetos, bem como rifles .50 (AR-50) e pistolas (AR-24 e AR-26) que foram descontinuadas no começo dos anos 2000.

Em 2013 ela foi adquirida pela Strategic Armory Corps, que também possui algumas outras empresas no setor bélico. Hoje, como uma subsidiária da Strategic Armory Corps, a Armalite levou o compromisso com o padrão de qualidade para o mais alto nível. Construindo produtos premium nos Estados Unidos, e agora, no Brasil!

Base Armalite

No Brasil foi inaugurada a Base Armalite, o maior complexo de tiro da América latina. Primeiramente foi pensado para ser um showroom da marca, mostrando equipamentos dos Estados Unidos e alguns produtos disponíveis no Brasil. Mas o proprietário da Strategic Armory Corps e da Base Armalite, José Augusto Schincariol providenciou a implementação de um centro de treinamento especializado e direcionado tanto as forças policiais quanto para civis e entusiastas que queiram ingressar no mundo armamentista.

Você pode gostar...