CONHEÇA TUDO SOBRE O CALIBRE .17HMR
O 17 Hornady Magnum Rimfire, mais conhecido como 17 HMR, é uma munição de fogo circular para rifles, o mais jovem dos calibres denominados Rimfire. Aliás, a munição 17HMR foi inspirada em outros calibres, como o 5mm Remington Rimfire Magnum, já obsoleto, que foi produzido de 1970 a 1974. Construído basicamente em cima do calibre 22 WRM (22 magnum), deu base para essa munição, foi desenvolvido por Littleman em 2002. Sendo assim, o 17 HMR é considerado um calibre wildcat, que nada mais é do que criar um novo calibre a partir de um calibre já comercial. Hoje já é possível encontrar uma variedade de revólveres produzidos neste calibre.
Objetivo inicial
O objetivo inicial dos americanos quando criaram o calibre foi suprir a necessidade de um calibre pequeno e atingir alvos de 80 a 100 metros, e o combate a pequenas pragas, como roedores, coelhos, etc.
No desenvolvimento do calibre 17 HMR, a Hornady teve o apoio dos fabricantes de Marlin e Ruger. Juntos, eles buscavam uma munição com a velocidade mais alta possível em um cartucho de fogo circular, consistente, de confiabilidade, com precisão e economia razoável de fabricação.
Portanto, o 17 HMR foi projetado para superar o 22 WMR em velocidade e trajetória e ser menos suscetível à ação do vento. Também deveria ter um alcance máximo semelhante, sem aumentar nível de ruído, ser menos suscetível a ricochete e operar na mesma pressão. Tudo isso em um cartucho projetado para atender a um padrão de precisão intrínseca de 1 MOA ou menos. Em termos de comparativo com o que temos no mercado nacional, que é o 22 LR. Quando a gente pega um cartucho de 22LR e apresenta para ter uma ideia de diferença, temos basicamente o tamanho do cartucho 22 magnum com o pescoço fechado para 4,8mm, para um projétil de 4,1mm, ou seja, 0,172”. Enquanto no 22LR temos um projétil de 0,223”. Atualmente o 17HMR se tornou muito popular, pelo menos fora do Brasil, e já é fabricado pela CCI, Federal, Hornady, PMC, Remington e Winchester.
Chegada no Brasil
Esse calibre chegou no Brasil por volta de 2008/2010, com as primeiras importações de rifles 17HMR. Para o americano, essa transformação foi muito fácil, basicamente a estrutura do 22 é trocar o cano e fazer um cano mais fino. Atualmente temos disponível na Pro Hunters, munições 17HMR da Hornady, CCI e Winchester. Estamos falando de um calibre com diâmetro de 4,5mm (0,177”), que já é conhecido pelos caçadores brasileiros, um calibre com um potencial para derrubar um javali. Usado para este fim, aqui muitos caçadores utilizam este calibre na caça de javali na modalidade de espera, obviamente é um calibre que precisa ser colocado (atingir) uma área letal, preferencialmente cabeça.
O 17HMR veio para substituir o 22 nas distâncias acima de 80m, ponto máximo de um bom desempenho do calibre 22LR. Então basicamente ele foi criado para atender de 80 a 160m. Nesta distância é possível um agrupamento incrível, você coloca um tiro em cima do outro, enquanto 100m é considerada a melhor performance do calibre, sendo extremamente preciso e um disparo agradável e gostoso de ser praticado.
Dados técnicos
O 17HMR é comumente encontrado com projéteis 15,5gr, 17gr e 20gr, mas segundo os especialistas o projétil de 17 grains tem a melhor performance. Infelizmente no Brasil ela é de 3 a 6 vezes mais cara do que a munição 22LR, e mais difícil de encontrar. Como importamos os rifles da Anschutz no calibre 17, procuramos manter sempre em estoque essa munição. Confira alguns dados técnicos:
De acordo com a fabricante Hornady, você deve usar apenas 17HMR e qualquer outra munição em armas de fogo especificamente projetadas para o calibre. Qualquer uso em situação diferente poderá comprometer a segurança do atirador. Você pode encontrar essa excelente munição no site da Prohunters. Clique aqui
Se preferir assista ao vídeo em nosso canal do youtube Ver Vídeo
Autor: João Carlos Redin