O que são Lumens?

Lumens? Tire suas duvidas e entenda como escolher a Lanterna certa!

No nosso mundo de iluminação, é muito comum surgir dúvidas sobre o Assunto Lumens.

Para começar, o que é Lumens afinal?

É a unidade de medida utilizada para mensurar o fluxo luminoso de uma lâmpada, ou seja, a quantidade de luz emitida por ela. No caso, quanto maior o Lumen mais Luz a lâmpada irá emitir.

No nosso mercado é comum que apareça lanternas e projetores com 2 milhões de Lumens, algo que seria impossível no mundo de hoje e seriam caríssima.  Mas vou te explicar o porquê. O sol, nossa estrela centrar do sistema solar, possui 100 mil lumens, já provando que 2 milhões seria mais forte que o sol, algo que nenhuma  lanterna ou projetor iria alcançar.

Projetores e Lâmpadas mais comuns de encontrar é de 500 até 15.000 Lumens, e é claro que seu preço vai aumentando pela quantidade de Lumens, ou pelo menos deveria. Entretanto, há sites que anunciam lanternas de 200 mil lumens por apenas 39,90 usando pilhas AA, estranho não?

Para uma luz conseguir ter autonomia e emitir os Lumens corretamente ela necessita de um LED potente e baterias potentes.

Baterias:

Quanto maior a capacidade de armazenamento a bateria tiver, mais tempo ela poderá suprir a energia que a lanterna/projetor/lâmpada precisa, além da capacidade de constância de carga, ou seja, a estabilidade em manter a emissão da voltagem até  final de sua carga. E podem variar, temos dois grupos: as Descartáveis, Lítio e Alcalinas e as Recarregáveis Níquel metal Hidreto (NiMH), Ion Litio (Li-Ion) ou Níquel Cádmio (NiCd). Então vou te ajudar a escolher e avaliar a potência de uma Lanterna.

Pode parecer simples, mas não é. Há vários aspectos para definir qual a melhor para cada necessidade e quantidade de Lumens necessárias.

Segundo o Canal Sobrevivencialismo, eles comentam sobre Lumens com os seguintes exemplos:

A maioria das lanternas encontradas no mercado de marcas confiáveis e verificadas pela ANSI (Instituto nacional Americano de Padronização) variam dentro da seguinte faixa:

  • 0.3 – 0.6 lúmens: Bastões químicos de luz, usados para demarcar posições ou iluminar pequenos trechos de interesse;
  • 1 – 20 lúmens:  Chaveiros com LED’s ou mini lanternas, usados para atividades simples como procurar algo que caiu dentro do carro;
  • 30 – 100 lúmens: Lanternas de uso geral, encontradas em lojas de ferramentas e que funcionam para iluminar quartos escuros ou procurar velas quando a energia cai;
  • 100 – 280 lúmens: Lanternas táticas, com alta intensidade de brilho e com potencial para desorientar quando mirada nos olhos do alvo;
  • 280 – 1500 lúmens: Lanternas de alta potência usadas camping, caça e ambientes muito abertos onde a distância efetiva de iluminação é importante;
  • 1.500 – 3.500 lúmens: Lanternas de produção limitada e altíssimo custo focadas em cenários específicos como a exploração de cavernas.

Então cuide onde irá escolher sua Lanterna e não caia mais em pegadinhas, quanto maior a quantidade de Lumen, maior vai ser o custo dessa Lanterna/ Projetor.

Confira o vídeo completo sobre Lumens no link abaixo:

http://bit.ly/2IeN3BV

Você pode gostar...