Você sabe o que é Trekking?
É uma modalidade de caminhada em locais que permitem um maior contato com a natureza. Pode-se dizer que é uma atividade física que tem como objetivo desbravar as montanhas e trilhas naturais. Pode ser realizada tanto para lazer como para competição.
O trekking é uma atividade que traz muitos benefícios, como condicionamento físico e mental, melhoria na capacidade respiratória e redução do estresse.
Nesse tipo de caminhada, podem haver trajetos maiores, até mesmo acompanhado de um guia, o que pode significar pernoites e mochilas mais pesadas para levar o que é necessário.
Pode ser praticado de diversas formas, inclusive existem algumas definições que determinam os tipos de Trekking, tais como:
Trekking de um dia
Sendo um dos mais praticados, nesse tipo de trekking normalmente a caminhada não ultrapassa 10km. É tudo bem pré-definido e delimitado, como por exemplo o destino ou travessia de um local para outro. Pode ser realizado em grupos e também individualmente.
Trekking de longa distância
Nesse tipo, o objetivo da caminhada é fazer a travessia entre dois pontos específicos. Normalmente são feitos em grupo, e devido a sua duração é necessário ter equipamentos para pernoite. Dependendo da duração pode se tornar uma expedição, ou seja, será necessário contar com guias e profissionais que ajudem na jornada.
Trekking de regularidade
É direcionado para competições, os participantes não podem conhecer o percurso até o início da prova. A organização responsável que determina o trajeto, inclusive com regras bem especificas sobre tempo e local. As provas são feitas em equipes que podem ter de 3 a 6 integrantes, e nesse caso, o que importa é a capacidade de se manter no percurso dentro de um determinado tempo.
Trekking de velocidade
Esse tipo de Trekking também é de competição. Tem como objetivo alcançar postos de controle, que são pré-definidos pela organização da prova. O atleta pode escolher o trajeto que seja mais interessante para ele alcançar o posto.
Itens essenciais:
Mochila: Leve para a sua caminhada uma mochila que atenda às necessidades do tipo de trekking que você vai praticar. Deve ser confortável e no tamanho certo para você.
Bota: É um dos itens mais importantes para esse tipo de caminhada. Deve-se prezar pelo conforto e qualidade para proteger os seus pés durante o percurso.
Roupa: Deve-se escolher roupas confortáveis e que ajudem na transpiração, então evite levar roupas de algodão e tecidos sem elasticidade.
Lanterna: Para esse tipo de atividade é imprescindível o uso de uma lanterna. É importante por questões de segurança e também para iluminar a barraca durante a noite. Uma boa dica é utilizar lanternas de cabeça, pois facilitam bastante nas atividades.
Kit de primeiros socorros: Você pode montar o kit como lhe convém, porém é interessante levar remédios para dor, antisséptico, antialérgico, bandaid, entre outros.
Comida: As comidas liofilizadas são ótimas opções para essas atividades, pois são congeladas abaixo de -30°C e são submetidas a alta pressão para ficarem sem umidade. Na hora de comer basta adicionar água quente.
Saco de Lixo: É um item importante para realizar a atividade sem prejudicar a natureza. Dessa forma você tem onde colocar o lixo que produziu e pode leva-lo de volta sem deixar nada por onde passou.
Canivete: Um canivete pode ser de extrema utilidade quando for se aventurar num trekking, especialmente quando envolve pernoites. O canivete te ajuda a cortar alimentos, cordas, galhos e também serve como abridor.
Estes são alguns dos principais itens que você não pode esquecer de levar quando for realizar o Trekking. Na hora de preparar a sua mochila, o ideal é que se leve em conta fatores como o local, clima, quanto tempo vai durar o trekking, quantas pessoas vão e pensar nas suas necessidades e preferências.