IPSC vs IDSC: Você sabe a diferença?

IPSC significa International Practical Shooting Confederation, traduzindo, Confederação Internacional de Tiro Prático. É a organização que rege todas as regras que envolvem o tiro prático. Envolve diversas modalidades, bem como armas curtas, rifles, espingardas e ar comprimido, em que o esportista deve executar suas habilidades de tiro com precisão e velocidade.

Nessas competições, é necessário se movimentar muito pois os atletas devem acertar alvos enquanto se movem e em diversos ambientes. Por isso, é necessário além de habilidade para atirar, também ter preparação física e psicológica para enfrentar os desafios.

No IPSC o alvo padrão utilizado é um Polígono dividido em 3 zonas de pontuação: Alfa, Charlie e Delta. Sendo assim, existem 2 formas de pontuação, o fator menor e o fator maior. O fator é conhecido na física como quantidade de movimento, e que no caso do IPSC determina a intensidade da sensação de recuo da arma.

Cada alvo deve ter pelo menos 2 impactos, e cada impacto faltante vai corresponder a um “miss” que penaliza o competidor em 10 pontos.

Na competição existe o Timer que contabiliza o tempo entre o apito de início e o último disparo. Além disso, o árbitro deve se deslocar junto ao atleta com o timer para apurar o tempo e também a pontuação da pista.

Penalidades

No IPSC as penalidades são chamadas de PT, e cada um contabiliza 10 pontos negativos. Dessa forma, entre as penalidades estão, disparar com o pé fora da linha delimitada, ignorar alvo e tiros No shoot (alvos brancos). Quando um atleta viola as regras de segurança, ocorre a desclassificação sumária.

Final

A classificação final dos atiradores de cada pista é determinada pelo Hit fator. O Hit fator é calculado somando os pontos dos alvos, subtraindo os PT’s e os “misses”, dividindo o resultado pelo tempo total do timer.

O que é IDSC?

O IDSC significa International Defensive Shooting Confederation, que também é uma modalidade de tiro, mas que tem como objetivo a prática da defesa pessoal. Nessa modalidade, o porte do armamento é oculto, e é feita uma simulação da vida real para todos os praticantes.

Para participar, deve-se utilizar as mesmas armas e equipamentos que se utiliza na vida real, ou seja, não é permitido fazer modificações, e devem ser utilizados da mesma forma como vieram de fábrica.

No IDSC existem 3 tipos de pistas, as de situações desconhecidas, conhecidas e a prática de exercícios. A pontuação é baseada no tempo, e os alvos tem formato de humanoide, com 3 zonas pontuáveis: 0, +2seg e + 5seg. 

Penalidades

É função do árbitro apurar o tempo total do timer, garantir a segurança na pista, pontuar os alvos, observar as violações e atribuir as penalidades. Cada penalidade corresponde a 4 segundos de acréscimo no tempo do timer.

As penalidades englobam: realizar disparos estando “desabrigado” mesmo depois do aviso de “cobertura” feito pelo árbitro, derrubar munição viva na pista (há exceções), realizar disparo parado quando a situação exige movimento, não cumprir o tempo mínimo para o primeiro disparo. As violações de segurança também resultam em desclassificação.

Final

Como no IPSC, ao final da pista, cada alvo deve ter pelo menos 2 impactos. Cada um que faltar, é um “miss”, que penaliza o atirador em 10 segundos. Impactos no alvo refém também penalizam 10 segundos.

A classificação final é o resultado da soma do tempo total de cada pista.

Veja também: Guia para comprar Arma de Fogo

Site Pro Hunters

Você pode gostar...